Dicas de Senhas para Internet

Na semana passada, o jornal do SBT mostrou uma maneira fácil de





criar senhas para sites em que nos cadastramos: contas de e-mails, redes sociais, entre outros.

Hoje, procurei o link que mostra o vídeo com a notícia, mas eles não o publicaram no site.

Entretanto, publicaram um vídeo que fala da ação de um hacker, cuja estratégia utilizada foi bastante simples, que entrou na conta de e-mail da presidenta Dilma Rousseff, antes das eleições.


dicas-senhas-internet-blogs



Segundo os repórteres do SBT, devemos compor a senha usando frases que conseguiremos lembrar com facilidade e depois copiar as primeiras letras delas para formar novas (e na maioria das vezes desconhecidas) palavras.

Assim:

Crie uma frase do tipo: Meu filho é um menino muito legal e gosta muito de estudar.

Copie as primeiras letras da frase: mfeummlegmde. Pronto. Aí está sua senha, de difícil violação. Se acrescentar números variados e em vez de letras minúsculas, colocar algumas maiúsculas no meio, então, sua senha ficará fortíssima: strongly!

Alertam também os repórteres do SBT que devemos usar dois computadores: um para acessar sites populares, redes sociais, de downloads, de jogos e outro para acessar contas de bancos, lojas em que usamos o cartão de crédito, entre outros.

Computadores públicos, nem pensar.

Outra dica que conheço, essa é de um famoso professor de informática, é criar palavras que não estejam em dicionários, de preferência espanhol, inglês e português, idiomas que os hackers vasculhariam para pesquisar senhas. Por exemplo, animal, legal, principal, real... são escritos da mesma forma nos três idiomas.

Nesse segundo caso, formaríamos palavras do tipo: minhavidapessoal, meucarroverde, minhablusaamarela... que acrescentadas de números se transformariam em senhas potentes.

Bem, nos dois casos, criaríamos uma senha de difícil acesso por hackers. Uma vez que eles mesmos não perdem muito tempo em descobrir o que lhes é difícil: partem para outros ataques, mais fáceis e mais rendosos.

Agora, é incrível a quantidade de pessoas que usam senhas com nome de cachorros, filhos, pais, avôs, namorados, marcas de carro e outras fontes de informações conhecidas. Lembramos-lhe que esses métodos estão ultrapassados, pois são exatamente esses dados que um bisbilhoteiro cibernético procura.


Veja a notícia sobre a violação da conta de e-mail da Presidenta Dilma Rousseff

Ou, copie o link abaixo e cole-o em seu navegador:

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=6992&t=Ministro%20determina%20que%20PF%20encontre%20invasor%20do%20e-mail%20de%20Dilma
Dicas de Senhas para Internet Dicas de Senhas para Internet Reviewed by José Guimarães on 10:47:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Parabéns. Muito obrigado por comentar.

Envie ao Google+

Tecnologia do Blogger.