Você usa Nofollow nos Conteúdos Duplicados?

Você usa o atributo nofollow em seus blogs?

O atributo nofollow foi criado pelo Google para ser colocado nos links internos de um site. Aprenda a utilizá-lo, de modo a manter seus sites nos buscadores.

Ele serve para indicar aos buscadores que o link onde estiver presente não deverá ser seguido. Isto é, ele não alterará o posicionamento da página que vai receber o link.

Voce-usa-nofollow-links-externos

Mais tarde esse procedimento foi adotado pelo Yahoo e MSN. Acreditamos agora que outros buscadores também o usem.

O importante a saber é que o atributo "nofollow" deve ser usado obrigatoriamente em links que apontam para outros sites; sejam de parceiros, programas de afiliados, links patrocinados, autosurfs. O código deve ser inserido tanto em links quanto em banners.

O atributo "nofollow" foi criado e adotado como uma forma de evitar os spams em sites e manipulação do pagerank, a fim de que aumentem a chance de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores.


Como utilizar o rel="nofollow"?

Conforme escrevemos em Aprenda a criar um link para outro site, nosso link que aponta para páginas externas foi escrito assim:

<a href="http://www.aabaca.org">Aabaca Dicas</a>

Depois acrescentamos mais códigos a fim de que executassem as operações que queremos.

Com o atributo "nofollow", nosso link agora deverá ser escrito assim:

<a href="http://www.aabaca.org" rel="nofollow">Aabaca Dicas</a>

Os dois links parecem iguais, para um visitante que entra no seu site. Porém, para os buscadores, há uma ordem implícita dizendo a eles que não sigam esse link que foi clicado em seu site e encaminha quem o clicou a outro site.

Se quiser que a página direcionada pelo link abra em outra janela do navegador, acrescente a tag "target="_blank", assim:

<a href="www.aabaca.org" target="_blank" rel="nofollow">Aabaca Dicas</a>

É recomendado acrescentar o título também, porque os buscadores só leem o que está dentro do link. Aí, nosso código ficará desse modo:

<a href="http://www.aabaca.org" title="Aabaca Dicas" target="_blank" rel="nofollow">Aabaca Dicas</a>.

Pode ser escrito sem as aspas também:

<a href=http://www.aabaca.org title="Aabaca Dicas" target="_blank" rel="nofollow">Aabaca Dicas</a>.

Quando copiar o código de banners de parceios ou afiliados, altere a parte inicial: <a href="Link do parceiro" target="_blank" rel="nofollow">; isso não prejudicará o envio de visitas a eles.


Por que devo usar esse atributo?

Você deve usar o atributo como medida preventiva para não ver seu site excluído dos buscadores.

Lembrando que esse é um dos principais motivos para os buscadores retirarem um site a fim de que não apareçam nos resultados de busca.

Esse recurso é usado quando um site apresenta conteúdo duplicado. Veja um exemplo:

Clique Aqui para comprar nosso maravilhoso Televisor Digital.

Nesse caso os dois links apareceriam nos buscadores levando o visitante à mesma página. A fim de não ser punido pelo Google, coloque o nofollow no link "Clique Aqui" e deixe o outro sem esse tag. Assim, somente Televisor Digital aparecerá nos buscadores.

Afinal, caso isso aconteça, seu site não receberá visitas vindas dos principais buscadores, ou seja, dos que usam o uso obrigatório desse atributo.

Valeu?

Aproveite para aprender mais sobre o Nofollow

Esperamos que essa dica de SEO do blog Aabaca Dicas o ajude a postar melhor os artigos de seu blog.
Você usa Nofollow nos Conteúdos Duplicados? Você usa Nofollow nos Conteúdos Duplicados? Reviewed by José Guimarães on 11:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Parabéns. Muito obrigado por comentar.

Envie ao Google+

Tecnologia do Blogger.